Trilhas e Passeios
Conheça as nossas riquezas naturais e o patrimônio cultural de nosso povo e encante-se pelo sertão seridoense.
Foto de Jotta Lopes
01
Passeio pelos
Casarões Coloniais
Ipueira possui inúmeros casarões coloniais do século 19, alguns bem preservados, situados na zonal rural do município. Ao visitar esses casarões é possível vislumbrar como era a vida das primeiras famílias coloniais a se instalarem na região.
02
Trilha da
Serra da Melancia
Para os que gostam de aventura é uma ótima pedida. Do alto da Serra se tem uma vista privilegiada da cidade além de contemplar a beleza da região que faz divisa com o estado da Paraíba.
03
Pôr do Sol na
Pedra Redonda
Do alto da imensa formação rochosa sem tem uma bela imagem da cidade com a Serra das Melancias ao fundo, ao final da tarde pessoas se reúnem para apreciar um magnífico pôr do sol.
04
Trilha das Itacoatiaras
Nos arredores de Ipueira há inúmeras Itacoatiaras, registros dos primeiros habitantes da região, são belas figuras rupestres de significados diversos e grande importância histórica.
05
Visita à Fábrica de Broas
Motivo de orgulho dos ipueirenses a Bolacha de Leite tem sua produção seguindo a tradição no preparo da massa e seus ingredientes, é possível visitar a Fábrica Massas São José e conhecer de perto o seu processo produtivo.
06
Visita aos Artesãos
Pela cidade é possível visitar várias oficinas com seus artesãos em atividade e produtos em exposição. Ipueira é reconhecida por sua variedade de artesãos, que executam diversas tipologias de artesanato, cita-se as principais: cerâmica, couro, bordado, madeira, queijo, massas e doces.
07
Visita às Queijeiras Artesanais
Ipueira é reconhecida por seus queijos de qualidade artesanal assim como todo o Seridó. É possível visitar a Queijeira do Sítio Curral Queimado, e conhecer de perto a produção de um tradicional queijo seridoense.