Lugares
Casa Grande Boa Vista
A Casa Grande do Sítio Boa Vista é a primeira edificação da cidade, construída em meados do século 19, na atualidade os residentes mantem viva a produção da cerâmica quilombola.
Casarão Colonial da Fazenda
Santa Terezinha
Imponente casarão colonial do Século 19, da Antiga Fazenda Pombas hoje denominada de Fazenda Santa Terezinha. É considerada a mais bela construção colonial do município.
Itacoatiaras da Fazenda Santa Terezinha
Lajedo localizado na Fazenda Santa Teresinha, bem próximo a zona urbana da cidade, possui inúmeras itacoatiaras com desenhos diversos.
Itacoatiaras do Rio Sabugi
Às margens do Rio Sabugi na divisa com o município de São Mamede-PB se encontra vários lajedos com painéis de itacoatiaras com dezenas de gravuras que aguçam a curiosidade.
Fazenda e Engenho Cipó
A Fazenda Cipó é uma antiga propriedade colonial que mantem características da época, contando com um engenho utilizado para a produção de rapadura.
O Macedão
Praça de eventos da cidade, com o entorno tomado por casario déco sertanejo.
Praça Sebastião
Francisco Neto
Centro poliesportivo, local preferido dos ipueirenses para a prática de esportes e lazer.
Sítio Arqueológico da Pedra Branca
Escrituras deixadas pelos primeiros povos da região, entre as terras do Sabugi e do Espinharas, na divisa entre Ipueira e São Mamede. São lajedos repletos de itacoatiaras que aguçam a curiosidade dos visitantes.
Açude do Engenho
O Açude faz parte da antiga Fazenda Ipueira, estando bem próximo à zona urbana da cidade.
Casario do Mercado
O entorno do Macedão possui formidáveis exemplares do Art Déco Sertanejo. estilo que exprimia uma manifestação popular feita de simples alvenaria pintada com cal e o pigmento conhecido como pó Xadrez. Em outras palavras, tratava-se de fachadas “modernas” que escondiam os velhos telhados com inventividade e beleza.
Casa Grande Ipueira
A Casa Grande da Fazenda Ipueira é a primeira edificação da zona urbana da cidade, também construída em meados do Século 19. Seus proprietários foram os fundadores da cidade. Na atualidade a casa é local de trabalho do artesão Sinval Alencar.
Pedra Redonda
Imensa formação rochosa, a poucos quilômetros da cidade, é um local de encontro dos ipueirenses para apreciar o pôr do sol com a cidade e a Serra das Melancias ao fundo.
O Copo de Ouro
Restaurante com decoração bem peculiar e original idealizada por seu proprietário Inácio Loiola e família, que também é artesão de esculturas em madeira. Além de uma saborosa culinária se tem uma experiência multissensorial.
Açude Martelo
Na divisa com o município vizinho de São Mamede , o Açude Martelo é responsável pelo abastecimento hídrico de Ipueira, também é o local preferido pelos ipueirenses para se banharem em momentos de lazer.
Ruínas Coloniais da Serra das Melancias
Nas redondezas da Serra das Melancias encontram-se vestígios de vários casarões sertanejos, com suas paredes espessas e pé direito exagerado.
Serra das Melancias
Serra que delimita o município de Ipueira com a vizinha cidade paraibana de São José de Espinharas no seu caminho há uma série de belezas locais: fazendas coloniais do Século XIX, pinturas rupestres, senzalas, antigos engenhos, além da bela visão do seu alto para os mais aventureiros.
Estádio Municipal Luiz Gonzaga de Farias
"O Gonzagão"
Estádio para a prática do esporte preferido dos brasileiros, a paixão nacional, o futebol.
Praça Francisco Quinino
de Medeiros
Praça localizada no centro da cidade, uma homenagem dos ipueirenses ao seu Fundador Francisco Quinino De Medeiros.
Estátua de Frei Damião
Estátua localizada na principal avenida da cidade, em homenagem ao frade Frei Damião, considerado santo pelos nordestinos.